Hora de sair do emprego e viver de música?

Para você conquistar novos horizontes, precisa deixar a zona de conforto, certo? Bom, isso pode até parece ser algo simples. Mas, na vida real, uma decisão assim requer muita coragem. Principalmente quando envolve sair do emprego tradicional para viver de música.

A segurança de uma renda fixa todo mês, com vale alimentação, férias, 13° salário é algo muito valorizado hoje em dia. O país ainda atravessa uma crise econômica e temos mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, além de muitos outros empurrados para a informalidade.

Por outro lado, a carreira artística é repleta de desafios e incerteza. Além de ser um mercado muito difícil para se estabelecer, construir bons relacionamentos e uma conexão com o público.

Mas qualquer músico de sucesso teve que passar por essa decisão algum dia. E talvez você já esteja percebendo os sinais de que também precisa escolher o caminho a seguir.

Se você está pensando em sair do emprego, mas ainda não tem certeza de que valerá à pena, confira a seguir dicas essenciais para tomar uma decisão consciente.

Todo mundo tem contas pra pagar

Pelo menos falando de Brasil (um país capitalista), quem foge a esta regra pode ser considerado exceção. Logo, esta não pode ser a desculpa para que você abra mão de fazer o que gosta.

Em pleno século XXI, hoje vemos muitas pessoas ganhando dinheiro com videogame, balada, fabricando cerveja, enfim, qualquer tipo de atividade. Esqueça aquela carreira do passado, em que nossos pais e/ou avós passavam longos anos no mesmo emprego até se aposentar.

Até mesmo o direito a se aposentar já está longe de ser uma certeza no Brasil.

Você está pronto para bancar a decisão?

Mas é claro que você precisa ter responsabilidade financeira. Afinal, quando disser que vai sair do emprego para viver de música, saiba que provavelmente sua família e as pessoas que mais gostam de você estarão contra.

Essas pessoas querem o seu bem. E,na cabeça delas, convém evitar qualquer forma de risco.

A maioria das pessoas não consegue enxergar de forma clara uma maneira de viver de música e ganhar o mesmo ou até mais do que no emprego tradicional.

Estabilidade realmente existe?

Mas sempre que você quiser voos maiores, terá que abrir mão da ideia de estabilidade. E trato como um conceito, porque na prática ela não existe.

Você pode escolher ficar e ser demitido.

A empresa pode fechar.

Você pode receber outra proposta mais  interessante.

Então, não se apegue à fantasia de que você vai passar o resto da vida no emprego onde está. Ou que a sua situação financeira atual é um degrau sólido, um platô onde você está garantido.

Você se sente preparado para a realidade do mercado musical?

Mas você não deve decidir de maneira impulsiva. Mesmo que você já ensaie ou até mesmo faça apresentações na noite, viver exclusivamente de música é algo bem diferente.

Terá que plantar para só depois colher o resultado. E as coisas serão difíceis no começo.

Mas pense em como fazer a travessia. É o momento certo para sair do emprego?

Talvez, antes de lançar seu nome, possa trabalhar em atividades diretamente ligadas à música, como produção. Assim, terá oportunidade para entender o mercado e construir relacionamentos.

Porque no começo vai ter gente querendo se aproveitar da sua falta de experiência para lucrar com isso.

Você pode receber ofertas para tocar de graça e “divulgar seu trabalho”. E mesmo quando houver um cachê justo, sempre há o risco de não receber o combinado.

Sair do emprego e viver o sonho

Não existe nada errado em um emprego tradicional. Vivemos em uma sociedade complexa, em que é necessário ter gente pra fazer muita coisa. A grande pergunta que você precisa se fazer é se está realmente satisfeito.

Você tem ânimo naquilo que está fazendo? Tem orgulho de contar a todos como ganha a vida? Trabalha em um ambiente agradável?

Você já planejou o próximo passo?

É algo extraordinário se conectar com o seu sonho, aquilo que o faz se sentir vivo. Mas você não pode simplesmente torcer para que tudo dê certo.

No seu planejamento, quais os recursos que precisará para chegar onde quer? Tempo, dinheiro e energia serão importantes. E o que te trará cada um deles?

Pensar que viver de música é uma eterna diversão leva muitas pessoas a se frustrarem amargamente. Não é no começo que você vai fazer o que quer e do jeito que quer. Precisa ter humildade.

Então, se estiver insatisfeito no seu emprego, precisa se perguntar se a solução não é apenas um novo emprego. Porquê a música é essencial para qualquer pessoa. Mas não é qualquer pessoa que se adapta a viver de música, trabalhar nesse mercado.

Quanto vale o seu sonho?

Mas se você tem certeza de que é isso mesmo que precisa, então deve começar o quanto antes. Se você tem certeza de que a carreira musical é o seu destino, qualquer coisa que esteja te afastando desse propósito não valerá à pena.

Se a escolha de sair do emprego para viver de música for realmente sincera, então não terá problemas em dormir mais tarde. Não terá dificuldade em trocar o dia pela noite. Não vai reclamar de trabalhar nos finais de semana.

Se é mesmo o seu sonho, então vale tudo isso e muito mais.

O que você precisa é compreender o Music Business. Ter em mãos o método certo para pensar sua carreira e se posicionar no mercado musical.

Mas a boa notícia é que você pode mergulhar nesse aprendizado antes mesmo que decida se já é momento de sair do emprego.

E para isso, você pode fazer aulas virtuais que estarão disponíveis a qualquer hora do dia para assistir. E você também pode rever quantas vezes quiser, numa plataforma de aprendizagem exclusiva.

E quanto custa o acesso?

Bem, nos Estados Unidos e Europa existem cursos similares, pelos quais se paga em média 10 mil dólares.

Mas não é isso que você terá que gastar para ter acesso ao aprendizado de toda a carreira do Kiko Loureiro, um artista reconhecido no Brasil e no exterior.

O risco de participar é absolutamente zero! Se em até 15 dias após a compra você entender que o curso não é para você, não será necessário dar explicações. Basta enviar um e-mail a nosso suporte e ter 100% de reembolso. É a garantia incondicional.

Então clique aqui para mais detalhes sem compromisso. E também expiar o que rola na área de membros e todo o conteúdo do curso.

 

Facebook Comments

Sobre Kiko Loureiro

Kiko Loureiro

Músico multi-instrumentista, compositor e guitarrista da banda brasileira de metal Angra e da banda de metal norte-americana Megadeth. Além disso, também dedica parte do seu tempo ensinando Music Business, carreira e inovação nos negócios da música.